Venceu a música que nega ser um poema…

Nuno Peixoto de Pinho venceu o Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim na categoria de Música para Orquestra, dirigido a compositores lusófonos. A composição “This is not a poem…” (isto não é um poema) foi a seleccionada pelo júri presidido pelo professor Carlos Azevedo e constituído pelos professores Pedro Burmester, Dimitris Andrikopoulos e João Madureira como merecedora do primeiro prémio, no valor de quatro mil euros.Na mesma categoria, Luís Carvalho arrecadou o segundo prémio, no valor de mil e quinhentos euros, com a peça “Metamorphoses… homage à M. C. Esther”.

As duas obras foram interpretadas em estreia mundial pela Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim, dirigida pelo maestro Pedro Amaral, durante o Festival Internacional de Música de Póvoa do Varzim, no passado dia 24 de Julho, ocasião em que foram anunciados os vencedores do concurso. Serão editadas em partitura e posteriormente publicadas em CD.

“This is not a poem” é inspirada em “The only poem”, de Leonard Cohen, que serve de ponto de partida para a obra. De acordo com Nuno Peixoto, a peça explora “até à exaustão” o seu EU, retratando algumas emoções experienciadas durante 2008: “momentos noctívagos pautados pela solidão em confronto com a minha ansiedade e com os meus medos”, afirma o compositor.

image_origibnal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: