Leonor Melo Conquista 2º Prémio Nacional de Canto Lírico

Untitled1No dia 18 de Maio de 2007, participei na primeira edição do Concurso Nacional de Canto Lírico dos Conservatórios de Música oficiais, ao lado de dezenas de colegas cantores vindos de todo o país até ao Conservatório de Música de Aveiro, que acolhia o evento. A conquista do 2º lugar da categoria A, foi me dada, juntamente com outros prémios, a oportunidade de cantar com a Orquestra Filarmónica das Beiras. Assim, no dia 20 do passado mês de Setembro, no âmbito de uma entrega de prémios escolares, estreei-me em palco com uma orquestra, interpretando “Ach ich fühl’s”, ária da ópera “A Flauta Mágica” de W. A. Mozart, e “Aus liebe”, ária da Paixão Segundo S. Mateus, de J. S. Bach.

A experiência que à partida me parecia assustadora acabou por se revelar confortável e extremamente enriquecedora. Habituada a ter nas minhas performances o professor Angel Gonzalez, excelente pianista e correpetidor, estranhei ter uma orquestra nas minhas costas, um maestro a ladear-me (cuja batuta seguia pelo canto do olho) e uma sala cheia à minha frente. Mas apesar de os nervos começarem por ameaçar o meu desempenho, com um inicial nó na garganta e um aperto na barriga, desapareceram com o acorde que, a mando da batuta, rasgou o silêncio expectante de quem ouvia. Foi um momento que procurarei guardar na minha memória como começo de um caminho que quero percorrer e que me exigirá um constante trabalho de aperfeiçoamento. Ainda há muito para aprender!

Programa:

W.A. MOZART – Venite, inginochiatevi (da ópera As Bodas de Fígaro)

W.A. MOZART – Giunse alfin il momento (da ópera As Bodas de Fígaro)

J. S. BACH – Aus Liebe (de Paixão Segundo São Mateus)

W.A. MOZART – Ach, ich fühl’s (da ópera A Flauta Mágica)

F. J. HAYDN – Sinfonia nº 94 (Surpresa)

Intervenientes:

Orquestra Filarmonia das Beiras

Leonor Melo, soprano

Elisabete Pereira, soprano

André Fonseca, maestro convidado

Deixe uma Resposta

