Espólio Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz

O Maestro Manuel Ivo Cruz fez a doação do seu espólio musical à Universidade Católica Portuguesa Cerimónia protocolar no dia 3 de Junho, às 11h00, na Sala de Orquestra, Campus Foz.

No dia 03 de Junho, às 11h, na Sala de Orquestra, no Campus Foz, decorreu no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa a cerimónia protocolar de doação do espólio Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz. Ao longo dos 50 anos de carreira como chefe de Orquestra, o Maestro Manuel Ivo Cruz, já dirigiu a maior parte das obras que se inscrevem no reportório da música sinfónica. É porventura o Maestro português que mais ópera dirigiu, quer em quantidade mas principalmente em diversidade. Também dirigiu em 1ª audição absoluta ou 1ª audição moderna em Portugal, obras de compositores como António Victorino d’Almeida, Cláudio Carneyro, João Domingos Bomtempo, ou João Pedro Oliveira.

A par da sua longa actividade artística, o maestro Manuel Ivo Cruz cultivou uma bibliofilia intensa que lhe permitiu reunir o importante acervo documental subjacente ao protocolo estabelecido entre o maestro e o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O destaque do espólio vai para as fontes relevantes do Património Musical Português dos finais do século XIX e primeira metade do Século XX, entre as quais se encontram a obra integral do compositor Ivo Cruz, ou ainda peças de Miguel Ângelo Pereira, Ciríaco de Cardoso ou João Arroyo entre outros.

No entanto, o espólio contém inúmeros itens, tais como partituras de orquestra, óperas, música de câmara portuguesa, muitas delas dirigidas em primeira audição pelo próprio maestro. O acervo é ainda enriquecido por vários libretos dos séculos XVIII e XIX, gravuras, discos, colecções de postais e selos, programas de concerto ou ainda inúmeros livros de referência.

A Universidade Católica Portuguesa, através da linha de acção de Estudos Musicais, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), procederá à acomodação, tratamento e divulgação do espólio agora doado, utilizando-o para enriquecer o projecto científico e artístico da Universidade, sendo-lhe atribuído uma sala (Sala Maestro Manuel Ivo Cruz) e disponibilizar o espólio a quem demonstre interesse em conhecê-lo, estudá-lo e interpretá-lo.

O programa da sessão solene, a iniciar às 11h da manhã, inclui breves intervenções pelo Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Doutor Joaquim Azevedo e pelo Maestro Manuel Ivo Cruz. A sessão terminará com um curto momento musical (com obras de Ivo Cruz e Duarte Lobo) após o qual será servido um Porto de Honra.

Anúncios
%d bloggers like this: